Casa do Conhecimento da Universidade do Minho promove o Projeto Emprende Maker na Rede Casas do Conhecimento

Universidade do Minho

O projeto Emprende Maker tem como objetivo fomentar a inovação digital e a utilização das tecnologia maker através de várias atividades que promovem a resolução de problemas e o trabalho em equipa, numa filosofia maker de “Faz tu mesmo”. 


 

Pretende-se que os makers adquiram novos conhecimentos e que sejam pessoas mais aptas para o futuro mercado de trabalho, ao desenvolverem deste modo, soft-skills adquiridas imprescindíveis para o seu futuro profissional. 

Ao longo do mês de julho e agosto de 2021 foram realizados  workshops de sensibilização e ações de formação para as tecnologias M

aker,  na Casa do Conhecimento de Montalegre, intitulados “ACADEMIA MAKERS” e ACADEMIA MAKERS 4KIDS”.  Em novembro e dezembro de 2021, foi a vez da Casa do Conhecimento de Valongo proporcionar a experiência às crianças e jovens do concelho de Valongo.

As atividades de sensibilização e formação, incluíram a inserção de diversas tecnologias e áreas do saber, das quais se destacam: 

• Desenho 2D: Através deste processo de modelação 2D os jovens  puderam criar as suas próprias peças têxteis, desenvolvendo competências de edição, vetorização das imagens e estampagem.

• Impressão 3D: O maker foi capaz de desenvolver modelação 3D e criar peças a partir da utilização de plástico PLA, uma opção biodegradável e compostável.


 

• Robótica Criativa: Foram desenvolvidas competências eletrónicas, de iniciação à programação, de análise e reflexão através da colaboração em equipa, com objetivo de estimular a criatividade e a inteligência para a criação.

• Plásticos: Esta atividade teve como objetivo a explicação dos diferentes tipos de plástico, assim como as suas características, a trituração e injeção de plástico e o reaproveitamento de materiais. O objetivo da atividade passou pela sensibilização da importância da economia circular e reciclagem e pela criação de novos objetivos a partir deste material.

• Bordar e Costurar: Os objetivos passam por desenvolver competências de soft-skills de bordados e costuras e sensibilização para a adaptação das profissões à indústria 4.0. O envolvimento dos maker nestas atividades demonstram a importância da tecnologia na sociedade em geral.